20 de abril de 2021

bola p nos

O dia 20 de abril é uma data em que os apaixonados e ativistas pela regulação da cannabis se reúnem em reflexão para celebrar e consagrar os usos da planta e suas potencialidades.

Para celebrar, vamos contar uma história real:

Quando aprovado, o projeto de legalização da cannabis beneficiará milhares de famílias, inclusive da advogada Margarete Brito, que viu sua filha, Sofia, ter crises convulsivas quando tinha apenas 35 dias de vida. A cena se repetiu por anos até que, em 2013, ela decidiu burlar a ordem para salvá-la. 

“Na época, importar o óleo de maconha, que é vendido nos Estados Unidos como suplemento alimentar, era considerado tráfico ilegal de entorpecentes. Mas a vida da minha filha não espera o tempo dos homens repensarem as suas leis. Mesmo cometendo um crime, importei o remédio. Era uma luz no fim do túnel.”

O óleo de maconha citado por Margarete é o canabidiol e ajudou a reduzir em 60% as crises de Sofia, que foi diagnosticada com uma doença rara que causa epilepsia. Antes, ela e o marido, Marcos L., tentaram ajudar a filha com medicamentos recomendados pelos médicos que a tratavam.

“Foi o início de um sofrimento. Além de dar drogas e mais drogas para aquele bebê tão pequenininho, tão delicado, nenhuma delas controlava as crises. Eram drogas e mais drogas. E todas lícitas. Tarja preta, vermelha, amarela, todas as cores, todas as doses e combinações”, recorda Margarete, que fundou, em 2014, no Rio de Janeiro, a Associação de Apoio à Pesquisa e Pacientes de Cannabis Medicinal (Apepi), que reúne familiares de doentes que precisam usar o canabidiol e lutam pela liberação do uso terapêutico da maconha.

Em novembro de 2016, Margarete se tornou a primeira pessoa no Brasil a conseguir habeas corpus para o autocultivo da maconha sem que seja criminalizada.

Até agosto de 2020, outras 132 pessoas conquistaram o habeas corpus para o autocultivo, de acordo com a Rede Reforma, coletivo de advogados que atuam voluntariamente no que chamam de “direito canábico”, auxiliando famílias que precisam cultivar a erva, e pela legalização do uso medicinal da planta.

Apoiamos o manifesto pela saúde e liberdade.

Hoje, 20/04 ou em inglês 4/20 é conhecido como "Weed Day" - Dia da #Cannabis
Saiba mais sobre a origem do símbolo da cultura canábica 4:20.

A história que todos contam e é aceita sobre o horário 16:20 é que um grupo de jovens que estudavam em uma escola na Califórnia, se encontravam todos os dias às 4:20pm, para dar uns tapinhas e abrir a mente para continuar nas aulas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

nihon

viajei pro japao conheci pilotos, pilokos e pilokas me diverti muito aprendi e senti muita coisa, inclusive terremotos this trip did really ...