12 de setembro de 2013

Valores

Queria falar para o mundo inteiro ouvir, mas queria mesmo é que todos os brasileiros abrissem a mente e me entendessem perfeitamente neste momento;
Hoje, depois que almocei com minha mãe, um senhor japonês bem simpático apareceu e nos disse que ele cuidava sozinho da cozinha e por isso havia demorado um pouco, e perguntou se a comida estava boa.
Antes disso, havia comentando com ela ha quanto tempo eu não comia aquela comida típica do Japão, (KARÊ) e que estava realmente muito bom.
O senhor nos contou um pouco sobre sua vida, ele nasceu no Brasil, no interior de São Paulo, em uma cidade chamada Nazaré Paulista, não gostava da vida no campo e aos 12 anos veio para São Paulo e com o emprego de aprendiz de marceneiro, conseguiu pagar o aluguel de um cômodo, após alguns anos percebeu que aquela não era sua área e por mais que trabalhasse duro,não  conseguiria comprar um lote e resolveu ir para o Japão. Lá os funcionários são pagos por hora e ganham o suficiente para viver bem e até juntar uma boa quantia, o trabalho dele era lavar louças, o senhor ficou 8 anos trabalhando de 10 a 12 horas por dia até conseguir o dinheiro que almejava e voltou para o Brasil, desta vez mais confiante e determinado pois nesta história passaram-se mais de 40 anos.
Em sua experiência no Japão como lavador, esse senhor observou os cozinheiros preparando os pratos, via o que usavam, marcas de preferencia, quantidade, etc. Comprava os alimentos na feira e tentava faze-los em casa até sair igual ou até melhor, pegou muito gosto pela culinária e com o dimdim no bolso, voltou para a terra Natal.
Chegando aqui comprou sua casa e logo conseguiu um emprego em restaurante.
Com um jeitinho nipônico adorável e experiente, falou do Brasil de um jeito lindo, do jeito que ele provavelmente enxerga este país, mas que infelizmente pouquíssimas pessoas conseguem ver;
-"O Brasil é um país muito bom, tudo que se planta, se colhe, não tem terremoto, nem tsunami, tem trabalho para todo mundo, clima bom e aqui pode tudo né."
Nesse 'pode tudo', ele quis dizer que as leis nao funcionam, todos sao corruptos, desde os políticos até a população que vota e os elege, jogamos lixo no chão, rabiscamos nossa própria moeda, usamos divindades e fé para nos aproveitarmos dos outros que acreditam cometer pecados e depois fazem tudo para se redimir com medo de alguma punição.
Aqui tem festa toda hora e isso é ótimo, mas o governo banca muito vagabundo que tem saúde para trabalhar mas prefere fazer filho para ganhar auxilio, receber esmola para nós não é vergonha da incapacidade e sim malandragem.
O jeitinho brasileiro tem muito o que mudar se quiser ser respeitado, precisa começar a se respeitar primeiro.
Esse senhor me fez perceber o quão triste é isso, temos um dos melhores países para morar e vivemos reclamando, ninguém faz nada por preguiça e acaba ficando nisso mesmo.

Eu gostaria de mudar o mundo, sei que se tiver alguma oportunidade me jogo, mas também confesso que nao dedicarei minha vida inteira a isso.
Se eu não tiver minha mae comigo para me apoiar e até brigar comigo, desisto pois ninguém merece viver sem mae.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

nihon

viajei pro japao conheci pilotos, pilokos e pilokas me diverti muito aprendi e senti muita coisa, inclusive terremotos this trip did really ...